o Sicoob Cred Executivo reuniu alguns colaboradores para juntos promoverem uma manhã de alegria e doação de brinquedos em homenagem ao Dia das Crianças. A iniciativa, que faz parte das ações do Dia de Cooperar, aconteceu na Associação Baiana de Equoterapia – ABAE para cerca de 130 crianças portadoras de necessidades especiais.

Na manhã do dia 08/10, o Sicoob Cred Executivo reuniu alguns colaboradores para juntos promoverem uma manhã de alegria e doação de brinquedos em homenagem ao Dia das Crianças. A iniciativa, que faz parte das ações do Dia de Cooperar, aconteceu na Associação Baiana de Equoterapia – ABAE para cerca de 130 crianças portadoras de necessidades especiais.

A ABAE utiliza a técnica da equoterapia – método que prepara o cavalo como instrumento educacional e psicoterapêutico, para tratamento de crianças com paralisia cerebral, síndromes genéticas, esclerose múltipla, autismo, distúrbio do déficit de atenção, dentre outras doenças.

A Associação foi fundada pela pedagoga Maria Cristina Guimarães Brito, que teve o seu filho Yuri Guimarães Brito, portador de paralisia cerebral e percursor da equoterapia na Bahia, como razão para iniciar o projeto. Segundo Cristina, a ABAE possibilitou que os [seus] serviços chegassem a alguns municípios, tais como de Feira de Santana, Alagoinhas, Mutuípe, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, dentre outros. “É fazendo o pacto pela vida, que motiva a ABAE a seguir com esse projeto que beneficia crianças com deficiência, que são assistidas por uma equipe interdisciplinar, comprometida e com propósitos”.

Funcionando no Parque de Exposição, junto ao Esquadrão de Polícia Montada, no bairro de Itapuã, a ABAE conta com o apoio da Polícia Militar, que também cede os seus cavalos para desenvolver o tratamento com as crianças. “A ABAE necessita de mais atenção dos poderes públicos, pois está cada vez mais difícil manter a instituição. Agradecemos ao Sicoob que veio para somar e fortalecer esse serviço social, que é prestado para muitas famílias carentes”, completa o Major Herwans, da Polícia Militar da Bahia.

A manhã das crianças da ABAE foi especial, em homenagem ao Dia das Crianças. “Estamos muito felizes em apoiar a ABAE. É muito bom quando a gente conhece a necessidade do outro e se coloca no seu lugar. Quando abraçamos esse projeto, tínhamos a certeza de que estávamos fazendo algo muito especial, pois nos identificamos com a missão da instituição, a qual está muito alinhada com o propósito do Sicoob – que é ter responsabilidade social e se preocupar com a comunidade”, diz Joseane Matos, Diretora Operacional do Sicoob Cred Executivo.

Para os interessados em fazer doações à Associação Baiana de Equoterapia, basta entrar em contato no telefone 71 3249-0599 ou visitar a instituição que funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 12h.